
Mindfulness Kids e Emoções

Objetivo: Atenção Plena: Respirar. Parar. Sentir.
“A atenção plena é estar atento ao que está a acontecer neste momento, no aqui e no agora!”.
Mindfulness ou Atenção Plena significa prestar atenção intencional ao momento presente, sem qualquer tipo de julgamento. Ter foco em tudo na nossa experiência, sejam pensamentos, emoções ou sensações corporais, sendo uma forma de treinar a atenção ou a consciência e nutrir de estados mentais positivos, como a empatia.
O objetivo principal da atenção plena é aumentar a autoconsciência, o equilíbrio emocional, o controlo dos impulsos e a concentração.
Nas crianças, o mindfulness tem benefícios incríveis em termos de auto-regulação emocional, controlo de impulsos...A criança aprende a perceber o que sente, a identificar emoções e a refletir um pouco sobre elas, agindo depois. Assim vamos deixando de ter crianças impulsivas, que não pensam na emoção e muitas vezes têm atitudes irreflectidas (ou as famosas birras) e passamos a ter crianças mais conscientes do que sentem e capazes de parar, respirar e depois reagir.
Podemos usar o mindfulness em conjunto com o yoga na mesma aula, para potenciar ainda mais os benefícios de ambos, ou fazer só aulas de mindfulness que podem ser em grupo ou individuais.
Este ano decidimos agregar nesta faixa etária as Emoções. A educação emocional, a estimulação da inteligência emocional está cada vez mais na ordem do dia, e é cada vez mais importante que as nossas crianças reconheçam as suas emoções, percebam como essas emoções as fazem sentir e como podem auto-regular-se.
As aulas de mindfulness podem começar aos 6 anos, e no meu caso trabalho com crianças até aos 14anos.


Atitudes ou Princípios Mindful
Na base do Mindfulness são trabalhadas atitudes importantes. Umas têm relação com outras e o "pacote" é maravilhoso:
1.º Não julgamento - Ver as coisas como são, sem analisar, sem crenças e sem avaliações. Não é bom ou mau, é o que é!
2.º Paciência – Deixamos as coisas e oportunidades surgir no seu tempo e está tudo bem.
3.º Mente de principiante - Deixamos de lado crenças e experiências passadas. Sabemos que cada momento é único e encaramos sempre como se fosse a primeira vez.
4.º Confiança - Confiamos em nós, no nosso corpo e nas nossas emoções, na nossa segurança e intuição, mesmo que possamos errar, e aceitamos isso.
5.º Não esforço - Prestamos atenção à forma como estamos no momento presente, sem pretendermos mudar nada.
6.º Aceitação - Estamos em paz com o que é e vemos as coisas como são, não significando que concordamos ou aprovamos.
7.º Deixar ir - Deixar ir é soltar, largar, não nos agarrarmos a uma situação, sentimento ou emoção. Desapego.
8.º Gratidão - Somos gratos pelas coisas mais simples da vida (por acordarmos todos os dias, por termos acesso a bens essenciais…)
9.º Generosidade, que é contribuir, ajudar seja de que forma for, sem esperar nada em retorno.
As nossas aulas
As nossas aulas são tranquilizadoras e variam na duração, de acordo com a faixa etária:
Mindful 1 – Crianças dos 6 aos 14 anos - 45 a 60 minutos (no máximo)
Mindful 2 – Adolescentes dos 14 aos 16 anos - 60 minutos
Eu sou Mindful – Crianças do pré-escolar ao 2º ciclo, aulas individuais - 30 a 60 minutos (de acordo com a idade)
Através de uma estrutura planificada, as aulas têm sempre um tema que interessa trabalhar através do que vamos percebendo que o aluno necessita no momento ou por aquilo que nos é transmitido pelos pais. Essa estrutura tem coerência e continuidade durante as aulas do mês.
Existem vários momentos numa aula mindfulness como por exemplo o momento de partilha, onde podemos perguntar o que as crianças sentiram durante a aula.
No momento de integração, geralmente as crianças registam num diário a sua partilha sobre a aula e o que sentiram.
Nas aulas individuais, faz-se um trabalho direcionado para aquela criança, ou por necessidade ou gosto dos pais, ou por indicação do pediatra e muitas vezes recebemos crianças que frequentam também consultas de psicologia para desenvolvimento de autoestima, aceitação, foco e concentração (de salientar que o Mindfulness não é uma terapia!)... A estrutura é a mesma, só que é feita de 1 para 1.






